Motivos para contratar um jovem aprendiz

O motivo principal para a contratação de Aprendizes está no aspecto significativo de inserir os jovens iniciantes no mercado de trabalho. Possibilitar que ingressem em seu primeiro emprego é uma oportunidade de gerar transformação social ao jovem e à sua família por meio da geração de renda e da evolução deste jovem como futuro profissional.

Quais as vantagens na contratação de menores aprendizes?

O mercado de trabalho passa por um momento de mão-de-obra escassa com boa qualificação. Por isso, os Jovens que fazem parte do programa de Aprendizagem da Escola Humanidade recebem ensino profissionalizante de qualidade, capacitando-os para uma melhor inserção no mercado de trabalho.

Portanto, com base no cenário acima, pode-se afirmar que acolher jovens aprendizes ou estagiários, tornou-se uma vantagem competitiva. Além do jovem que consegue a inserção no mercado de trabalho, ganha também o empresário que pode treinar o aprendiz e proporcionar-lhe a qualificação que será requisitada no futuro.

Há outras vantagens como: redução da alíquota do FGTS de 8% para 2%, possibilidade de efetivação do adolescente após completar o Curso, já que ele conhecerá bem o funcionamento da empresa e as atividades a serem executadas.

É importante ressaltar ainda que, caso a cota mínima de aprendizes não seja preenchida, a empresa fica sujeita a multa e impossibilitada de colocar a contratação no balanço social da empresa.

Socialmente, as empresas contribuem  com a redução dos problemas que afetam a juventude brasileira, como a violência, a evasão escolar, a baixa qualificação para o trabalho, visto que para os adolescentes ingressarem no programa, é efetuada uma seleção rigorosa entre os candidatos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.